Sangha, ou comunidade de praticantes, é uma das três Jóias do Budismo. Quando iniciamos a nossa vida espiritual enquanto budistas, começamos por “Tomar Refúgio” no Buda, no Dharma (ensinamento) e na Sangha (comunidade de praticantes).
Enquanto budistas, Buda é o nosso objetivo – o de alcançar o estado em que todos véus que nos impedem de ver a realidade como ela é foram purificados e todas as qualidades do nosso potencial foram plenamente desenvolvidas. Dharma – os ensinamentos – são o método que vamos utilizar para alcançar esse objetivo. E a Sangha – a comunidade de praticantes – são os nossos guias e os nossos companheiros junto de quem encontramos apoio e inspiração.
A Sangha pode ser monástica ou laica, e é composta pelos mestres que alcançaram a realização espiritual, os instrutores ou praticantes mais experimentados e até os principiantes. Enquanto terceira Jóia do Budismo, a Sangha é um suporte precioso e praticamente indispensável.
A Bodhicharya é uma rede internacional de pessoas, projetos, centros, organizações, etc. cujas ações se inspiram nos ensinamentos budistas e se desenvolvem em diversos campos e de várias formas.