Ringu Tulku Rinpoche é um eminente mestre budista muito estimado nos centros do Dharma espalhados por todo o mundo, pela sua erudição e pelo estilo comunicativo dos seus ensinamentos que são dados em inglês. Foi reconhecido como a reencarnação do abade do mosteiro de Rigul no Tibete. Obteve o diploma de Acharya da Universidade de Varanasi e Sua Santidade o XVI Gyalwa Karmapa conferiu-lhe o título de Khenpo.

Recebeu ainda o título de Lopön Chenpo da International Nyingma Society. Os mestres principais de Ringu Tulku foram o XVI Gyalwa Karmapa e Kyabjé Dilgo Khyentse Rinpoche. Estudou e praticou sob a direcção de muitos lamas eminentes de todas as tradições do budismo tibetano e publicou, entre outras, uma obra sobre o primeiro Jamgön Kongtrul e o movimento Rime.

Desde 1990 tem viajado e ensinado o budismo e a meditação em mais de 50 Universidades, Institutos e Centros Budistas na Europa, USA, Canada, Austrália e Ásia. Participou ainda em vários diálogos inter-religiosos. É autor de vários livros de Budismo e de alguns livros para crianças em tibetano e várias língua europeias.

Rinpoche conhece bem o estilo de vida e a mentalidade ocidental, pelo que os seus ensinamentos são muito pertinentes e facilmente aplicáveis à vida de todos os dias. Ele tem a arte dos grandes comunicadores que consiste em dizer coisas difíceis com palavras simples que vão directas ao coração de toda a gente.

Ele fundou a Bodhicharya (www.bodhicharya.org), uma organização internacional que coordena as atividades mundiais para preservar e transmitir ensinamentos budistas, para promover diálogos interculturais e projetos educacionais e sociais. Ele também fundou a Rigul Trust, que apoia seus projetos em sua cidade natal, Rigul, Tibet (www.rigultrust.org).

Rinpoche é o Representante Oficial de Sua Santidade o 17º Karmapa para a Europa e o Fundador da Karmapa Foundation Europe (www.karmapafoundation.eu).