Lidar com a vida, a morte e além: Bardos, Phowa e Thukdam
Saber lidar com os diferentes estádios desta vida, e todos os processos que nos levam até à próxima, é uma capacidade muito importante para um praticante budista. Se pudermos usar a vida e a morte como oportunidades de transformação e crescimento espiritual, podemos aproveitar plenamente este nascimento humano. Ringu Tulku Rinpoche vai ensinar sobre este tema essencial durante 5 dias, de 23 a 27 de Julho.
Inscrever-se

Tal como aconteceu no ano passado, em virtude da pandemia, o Summer Camp deste ano vai realizar-se online. Rinpoche vai ensinar durante cinco dias, sobre este tópico fundamental. Haverá uma sessão por dia, com tempo para perguntas e respostas.

O Summer Camp online continuará aberto a todos, mesmo aos principiantes e/ou aqueles que não estiveram presentes nos anos anteriores.

23, 24, 26 e 27 de Julho, às 15:30

25 de Julho; às 13h

Hora em Portugal Continental. Tradução simultânea em Português, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol

A inscrição no Summer Camp é livre, mas as donativos são bem-vindos. Com eles faremos uma oferenda colectiva a Rinpoche e também aos tradutores. Para dar o seu contributo, clique no botão em baixo.

Se perdeu alguma sessão, pode ouvir a gravação na página dos arquivos. A tradução também estará disponível.

Se tiver alguma dificuldade técnica, contacte-nos

Perguntas

Se desejar enviar ao Rinpoche uma pergunta por escrito, utilize o formulário abaixo. Pode escrever em português. Pense bem na sua pergunta e tente ser conciso. Use um máximo de 80 palavras.

Conferência sobre Thukdam

Thukdam, a perspectiva de um cineasta e investigador

24 de Julho às 18h

Donagh Coleman é um realizador de documentários que está atualmente a fazer uma tese em antropologia médica para a Universidade de Berkeley, na Califórnia. O seu mais recente projeto é um documentário sobre o Thukdam, a tradição budista tibetana de morrer em meditação. Donagh Coleman é formado em Filosofia e Psicologia, bem como em Tecnologias de Música e Média, pelo Trinity College Dublin, e tem um mestrado em Estudos Asiáticos da Universidade de Berkeley.

O que os budistas tibetanos chamam de Thukdam, é a prática em que os meditantes avançados morrem em meditação, de forma consciente e controlada. Embora em morte clínica, eles mantêm-se sentados, direitos, em postura de meditação, e os seus corpos mantêm-se sem sinais de decomposição, às vezes durante semanas após ter sido declarada a morte clínica. Do ponto de vista do Budismo Tibetano, na verdade, eles ainda não estão mortos. Crê-se que a consciência ainda está presente, o que impede o corpo de começar a decompor-se.

Tradução em Português

Grupos de discussão

Rinpoche sugeriu que os participantes do Summer Camp pudessem reunir-se em grupos mais pequenos para praticarem e interagirem. Em baixo encontrará os detalhes dos grupos em português. Horas em Portugal Continental.

Nota

Ao inscrever-se nos ensinamentos do Rinpoche não fica automaticamente inscrito nos grupos de discussão. Poderá escolher manualmente o grupo a que se quer juntar e clicar no botão para a pré-inscrição. Para os programas em outras línguas, por favor veja as páginas em francês e inglês.

Sala virtual de pequeno-almoço do Summercamp (em inglês)

Um espaço universal para nos encontrarmos durante o Summercamp 2021. Traga o seu café e os croissants.

Diariamente, de 24 a 27 de Julho, das 8.30 às 9.30

Meeting ID: 325 545 986

Password: 025316

Grupos em Português

Bodhicharya Porto

Prática do Buda de Medicina e discussão.

De 23 a 27 de Julho, todos os dias às 18h00 (hora em Portugal Continental).

Orientação: Tsering Paldron

A inscrição prévia é obrigatória para poder participar no grupo de discussão.

Bodhicharya Algarve

Meditação e reflexão conjunto sobre o ensinamento.

De 23 a 27 de Julho, todos os dias às 18h00 (hora em Portugal Continental).

Coordenação: Filipe Valente Rocha

A inscrição prévia é obrigatória para poder participar no grupo de discussão.